Sobre o livro: Sempre que seu irmão chora, Lulu, que ama ler livros, tem a solução: quando ele está chateado, ela lê uma história engraçada para ele; quando ele precisa tirar uma soneca, ela lê sua melhor história de ninar e canta para ele; e quando ele chora durante o banho, ela lê a sua história preferida sobre patinhos. Felizmente, Zeca dorme bastante, então isso dá tempo para as suas próprias leituras.
Autoria: Anna McQuinn (traduzido por Carla Branco)
Ilustrações: Rosalind Beardshaw
Categoria: Pré-escola / Crianças pequenas de 4 e 5 anos
Temas: Quotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais).
Gênero: Narrativos / fábulas originais, da literatura universal e da tradição popular, etc.
Palavras-chave: Família, relação de irmãos, contação de história, hábito de leitura.
Páginas: 28
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Vídeo PNLD
2022
Este vídeo apresenta a história do livro "Lulu lê para o Zeca", de Anna McQuinn e Rosalind Beardshaw. É apresentado um pouco da história das autoras e também sugestões de trabalho com o livro.
Produção: Aurélio Oliosi - Farolcine
Narradora: Tatiana Henrique
Roteiro: Eneida Duarte Gaspar
Intérprete de Libras: Aline Veiga
Trilha sonora: Luiz Flavio Alcofra
Realização: Pallas editora
Veja o conteúdo do livro
Saiba mais sobre a autora e a ilustradora
Autora Anna McQuinn
Cresci em uma cidade muito pequena na Irlanda, chamada Castleisland. Meus pais são professores primários. Não é de se estranhar que muito jovem eu tenha desenvolvido tanto interesse em educação e desenvolvimento infantil. Sempre adorei ler. Eu também adorava quadrinhos, o que meu pai não aprovava. Estudei Inglês, Irlandês, História e Filosofia na universidade College Cork. Depois fiz pós-graduação em Educação, especializando-me em Literatura Infantil. Em 1988, saí da Irlanda para procurar emprego na Grã-Bretanha – foi difícil abandonar a cidadezinha onde cresci, mas como minha mãe sempre dizia: “Você não pode comer a paisagem!”. Desde então tenho trabalhado com edição de livros – como editora e redatora. Recentemente comecei a combinar as duas áreas – trabalhando como bibliotecária e coordenando projetos para crianças e pais na biblioteca de Acton.
Ilustradora Rosalind Beardshaw
Cresci em Sheffield, na Inglaterra. “Graças aos meus pais, que eram muito criativos, eu visitava galerias de arte em sábados chuvosos e era encorajada a desenhar. Minha matéria preferida na escola era Artes, então foi uma decisão fácil me tornar artista. Me graduei na Manchester Polytechnic e comecei a trabalhar projetando cartões e embrulhos de presente. Posteriormente fui para a área de ilustração de livros. Meu primeiro livro foi finalista do prêmio Sheffield em 2000, e eu ilustrei muitos outros desde então, inclusive uma história escrita por mim, chamada A praia da vovó [Grandma’s Beach] (finalista do prêmio Sheffield em 2002). Esse livro foi inspirado pelos feriados da minha infância, que eu passava brincando no jardim dos meus avós.